-Mas como saber se o meu não é um chinês?
R: Simples!! Hamster chineses não existem no Brasil. Eles são proíbidos, sendo assim, se você for para a Europa ou para a Amércia do norte e quiser trazer um hamster chinês ou roborovski (outra espécie proíbida) não vai conseguir pois não te deixam entrar no país com ele.
-Mas por que eles são proibidos?
R: O Ibama proibiu a entrada de qualquer roedor, não só do hamster chinês. A idéia é preservar o meio ambiente, impedindo que quem quer que seja traga mais espécies exóticas e solte no mato. Já temos problemas o bastante com ratos e camundongos, você sabe, não são daqui(vieram em embarcações europeias na época da colonização) e são, há tempos, tidos como peste. A proliferação de outras espécies de roedores em um meio ao qual não pertencem faz com que haja concorrencia com as espécies nativas, e não é difícil que as nativas percam terreno, daí vem a extinção. Temos muitas espécies de roedores nativos que poderiam ser ameaçadas. É claro que isso só aconteceria se os animais fossem soltos. Antes do ibama proibir a entrada já havia duas espécies de hamster que já tínhamos por aqui (anão russo e sírio), então essas você consegue comprar.
Nessa foto temos a diferença do hamster anão russo e a do chinês.
Como pode ver o anão russo é mais gordinho e não tem rabo(só um pompom muito fofo)! Já o chinês tem mais cara de "ratinho" pois é magrinho e possui um pequeno rabo.
Espero ter tirado a dúvida de vocês!
0 comentários:
Postar um comentário